Wednesday 16 September 2015

PROERD NAS ESCOLAS RURAIS



Há dois meses, mais ou menos, o sargento Justus esteve na Secretaria de Educação, para conversar com a professora Marlete, Coordenadora do Ensino Fundamental, para acertarem sobre o cronograma do PROERD nas escolas do município. Eu me aproximei, pedi licença e comentei com o Sargento a minha vontade de que os alunos das escolas rurais pudessem participar das aulas do PROERD. O Sargento disse que ficava inviável ir em cada escola rural, mas que não se opunha em ministrar aulas para estes alunos, desde que pudessem locomovê-los para a escola em que aconteceria os encontros. Marlete, que coordenaria o desenvolvimento do programa, também manifestou interesse em estender este curso às escolas rurais. Ficou tudo acertado e àquele desejo de outrora que eu almejava iria se concretizar. Por várias semanas os alunos saiam de suas escolas, com as professoras para participarem das aulas do PROERD, inclusive a professora Giovane Cagni, me confidenciou que estava “amando” as aulas e lamentava que não tivesse acontecido antes.



Hoje, 16 de Setembro, com muito júbilo, aconteceu a formatura. Os alunos estavam eufóricos. O Prefeito Hélder Teófilo dos Santos esteve prestigiando o evento. A Secretária de Educação proferiu algumas palavras de eloquência. Estavam presentes o Sargento Justus, Soldado Agnaldo, Soldado Modesto, Soldado Varella, docentes, funcionários das escolas urbanas e rurais, pais e alunos. O Theatro de Morretes ficou lotado. O programa teve apoio da Patrulha Escolar que atende Antonina e Morretes do Cabo Castro e Soldado Wellinson.

Mas o que é PROERD?

“O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) integra as ações das políticas públicas que o Estado do Paraná mantém para melhorar a segurança pública, a educação e a saúde a partir da prevenção ao uso e tráfico de drogas. A ideia é evitar que crianças e pré-adolescentes comprometem seu futuro e ingressam num círculo vicioso de decadência de valores e violência. Este programa é mantido pela Secretaria da Segurança, através da Polícia Militar, ensina alunos de quinto ano, do Ensino Fundamental a não se envolverem com as drogas e outras situações de violência. Os pais também são gradativamente integrados às lições do Programa. As aulas são ministradas por policiais militares, devidamente fardados e previamente capacitados e em condições de atender aos alunos desta faixa etária. De acordo com o currículo do Programa, as aulas permitem que o aluno compreenda os efeitos das drogas no organismo, as consequências de seu uso, as diferentes maneiras de resistir às pressões e a toda e qualquer forma de violência. No fim de cada curso, são entregues diplomas aos alunos participantes, em uma solenidade de formatura.

As aulas do Proerd têm o objetivo de fazer com que alunos possam:

- adquirir as habilidades e conhecimentos para reconhecer e resistir à pressão dos companheiros ou grupos quando do oferecimento de álcool, cigarro ou outras drogas;

- desenvolver a autoestima;

- aprender técnicas de como ser seguro;

- encontrar maneiras de dizer não às drogas;

- aprender alternativas positivas ao uso de drogas;

- resistir ao envolvimento com gangues;

- aprender a lidar com o estresse e resolver conflitos;

- resistir ao envolvimento com gangues;

- auxiliar positivamente na redução da violência;

- conhecer as consequências dos atos de vandalismo e violência;

- aprender a tomar decisões;

- construir habilidades de comunicação

- adquirir noções de cidadania.”



Eis algumas fotos do maravilhoso e gratificante evento:



Sargento Justus, Cândida, Marlete, Rosilene e Soldado Agnaldo
Alunos entrando no Theatro
O teatro ficou ricamente decorado pelo Marcos Venícios Costa (Walace)  inclusive a ikebana abaixo. Muito linda!

As professoras Alinize, Giovane e Rosi Patinha
Prefeito Hélder Teófilo dos Santos
Durante o juramento
Sargento Justus ganhou um mimo de um aluno da Escola Rural do Marumbi,
da professora Giovane Cagni. Reconhecimento!
Secretária de Educação, Cândida
Theatro lotado por alunos e professores
Vereador César Cassilha, Cândida e Hélder
Sargento Justus com os que foram meus alunos em 2013, hoje no 5º ano do Candonga
Professoras da Escola Rural do Barro Branco, Isabel e Ágata

1 comment: