Sunday 17 April 2016

PRIMEIRA COMUNHÃO



A primeira comunhão é um momento especial e inesquecível na vida de todas as crianças. No Brasil, a catequese ocorre normalmente num período de um a dois anos, no qual as crianças, com idade média de 9 a 12 anos, são preparadas para receber Jesus Eucarístico, quando aprendem os valores religiosos e quando chega no dia da primeira comunhão, para eles, é a coroação de todo esse processo de aproximação de Deus, através do desabrochar de sua religiosidade.  Os pais e familiares devem incentivá-las a permanecerem no caminho até agora trilhado, o caminho de Deus, longe das terríveis tentações que o mundo está oferecendo aos jovens de hoje.


Hoje dia 03 de abril de 2016, meu segundo neto, Murilo fez sua Primeira Comunhão. Durante a cerimônia fiquei muito emocionada, ao vê-lo tão compenetrado na eucaristia. Isso fez com que me reportassem ao passado, mais precisamente no dia 22 de novembro de 1987, quando meu filho mais velho, João Carlos fez sua Primeira Comunhão. Como eu não convivia com seu dia a dia, mas sempre estava presente em alguns momentos especiais da vida dos meus filhos, fiz uma surpresa chegando na igreja sem avisar. Me recordo como se fosse hoje, eu de vestido verde, parada na porta da igreja, um pouco ansiosa, avistei de longe meu filho, chegando de mãos dadas com Fernanda, uma vizinha. Ele passou, olhou-me, passou reto, parou na frente, olhou para trás e gritou – mãe! – Meus olhos marejaram quando nos abraçamos. Durante a cerimônia, de mãos dadas com meus filhos Jefferson e Juan, agradecia muito a Deus por estar vivendo àquele momento tão marcante. Pena que não tiramos fotos juntos. Depois com o mesmo objetivo, participei das Primeira Comunhão do outros filhos. Só lamento não ter participado da eucaristia do meu primeiro neto, o Joãozinho. Hoje, na sequencia da vida, eis-me, novamente, numa igreja católica, fazendo parte da eucaristia do meu neto Murilo e que este sacramento seja recebido com muita fé. Desejo que ele guarde em seu coração, todos os ensinamentos adquiridos para receber este ato consagrado e que estes ensinamentos lhe auxiliem, na trilha de novos caminhos para sempre em sua vida.










Momento de fé

12.11.1989 - Primeira comunhão do Jefferson

Juan, d.Dora, Jefferson, eu e João Carlos
11.11.1990 - Primeira comunhão do Juan
Alice, d.Dora, Juan, João Carlos e eu
Depois da Eucaristia






 

No comments:

Post a Comment