Tuesday, 10 March 2015

DE PATAGÔNIA CHILENA PARA MORRETES (PR)

 Nesta tarde, dia 10 de Março, a Secretaria de Educação recebeu uma visita muito agradável de uma Bióloga Marinha, Nolasca Andrea Valdés Navarrete. Ela está hospedada na casa da minha amiga Antônia Lourenço, Auxiliar de Enfermagem, no Povoado do Candonga,  e enquanto conversavam, 



Antônia falou sobre nossa amizade e que tínhamos ido ao Chile, foi quando tiveram a ideia de "conversarmos" por msg. Então combinamos que hoje ela iria na Secretaria para me conhecer e buscar dois livros de minha autoria.
Sua simpatia alegrou a todos, passamos boas horas conversando e conseguimos nos entender com o meu "portunhol",  Nolasca disse que desde menina sonhava em conhecer a América Latina e agora, já adulta, pode realizar este sonho. Trabalhou, orou e conseguiu juntar dinheiro para fazer esta viagem. De Morretes ainda vai conhecer Antonina, Ilha da Cotinga, São Paulo, talvez Rio de Janeiro, Amazonas. Ao sair do Brasil pretende visitar Venezuela e só então voltará para Patagônia. 
Ela faz parte de um projeto científico com as crianças - mañico.
Tenho observado que o Povoado do Candonga tem um ímã que atrai chilenos, ou para estudo ou para visitas turísticas, quase todos se hospedam na casa da Antônia, e sempre que isto acontece, minha amiga dá um jeitinho de me apresentar a eles. Nolasca foi um deles e, sinceramente, fiquei encantada com sua pessoa. 
 
Explicando sobre os livros
Com a Diretora Geral, Rosilente e Nolasca
Eu, Maria do Pilar, Fonoaudióloga, Nolasca e Tairine, Nutricionista
Dilvete, Maria, Nolasca e Tairine
Nolasca, eu e Vilma,
Marlete, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental e nós
Nós com a linda Joyce, Psicopedagoga
Zenilda e Nolasca
Nós com Cândida, Secretária Municipal de Educação
Nolasca com Francielle, Coordenadora da Educação Infantil e Dagoberto, Diretor das Escolas Rurais
Valdir, motorista da Educação e Nolasca
Nolasca com o simpático Erick Kasmiroski, Coordenador da Comunicação

1 comment:

  1. Foi ótimo receber nossa nova amiga Nolasca em Morretes, e poder saber um pouco mais da cultura chilena. Parabéns pela matéria Anecy, foi ótima a recepção à nossa ilustre visitante!

    ReplyDelete